domingo, 28 de agosto de 2011

EPIPACTIS FAGETICOLA

A Epipactis fageticola (C.E. Hermosilla) J. Devillers-Terschuren & P. Devillers é uma planta com rizoma cilíndrico, raízes carnudas, robustas, numerosas. Caules de um verde-amarelado, com (15) 30 - 50 (70) cm de altura, normalmente individuais ou formando grupos de 2 - 4, glabros na base e ligeiramente pubescentes na parte superior. (2) 3 - 7 folhas verdes, brilhantes, mais escuras que o caule, com 3,5 - 7 cm de comprimento por 1 - 4 cm de largura, mais ou menos dísticas, de patentes a erectas, de canaliculadas a quase planas, mais ou menos arqueadas para baixo, de oval-lanceoladas a suborbiculares, agudas ou acuminadas, com os bordos ligeiramente ondulados, denticuladas de modo irregular, espaçadas regularmente ao longo do caule e a folha basal dista até 25 cm do solo. Bráctea da flor basal muito maior que ela. Inflorescência com 5 - 15 cm de comprimento, laxa, com 5 - 35 flores pendentes, frequentemente campanuladas, de completamente fechadas a bem abertas. Sépalas lanceoladas, carenadas, com 7 - 11 mm de comprimento por 2,5 - 4,5 mm de largura, de verde-amareladas a verde-esbranquiçadas em ambos os lados, um pouco mais pálidas que o ovário. Pétalas subiguais, lanceolado-acuminadas, esbranquiçadas por dentro. Labelo com 7 - 9 mm de comprimento por 3 - 4 mm de largura, parecendo pequeno; hipoquilo cupuliforme, com 3 - 4 mm de comprimento, verde por dentro, nectarífero; zona de união hipoquilo/epiquilo estreita, formando uma contracção que não fecha totalmente; epiquilo com 4 - 5 mm de comprimento por 3 - 3,5 mm de largura, quase plano ou ligeiramente convexo, de triangular a cordiforme, de branco a esverdeado, ápice patente, sempre curvado no final da floração, base com 2 calosidades, de pouco verrugosas a sublisas, de brancas a ligeiramente rosadas de rosa, separadas por um sulco. Ginostémio com a antera triangular-arredondada, mais estreita que o estigma; rostelo curto. Ovário com 4 - 9 mm de comprimento, oblongo, nitidamente verde.
Espécie de meia sombra a sombra: bosques caducifólios, margens de pequenas linhas de água e afloramentos de água Em solos de húmidos a encharcados, de ligeiramente ácidos a básicos.
Ocorre em Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta e Beira Litoral.
Imagens registadas no Souto do Concelho, Manteigas, Beira Alta, a 09/07/11, com excepção da quarta imagem que foi a 21/07/11.