A obra é composta por duas partes separadas:
O livro
Vários temas são abordados, na primeira parte: a história da palavra e do género Ophrys, sistemática, o Código Internacional de Nomenclatura, morfologia, biologia, protecção, botânicos, ilustrações de polinizadores e imagens de alguns locus classicus. São pormenorizadas 7 espécies que têm sido objecto de controvérsia na literatura, seguindo-se a história da descoberta de 4 outras espécies. Por último, a lista de todas as espécies descritas.
A segunda parte do livro é dedicada às monografias. Cada uma das 66 espécies é tratada em 6 páginas, incluindo taxonomia, descrição, etimologia, habitat, polinizadores, assim como curiosidades. A riqueza das fotografias visa mostrar a diversidade local, tal como na área de distribuição global, de cada espécie. Uma aguarela, assim como uma fotografia de página inteira de uma flor, completam a descrição. São apresentados 3 taxa que ainda não foram descritos. Uma bibliografia completa, finaliza esta parte.
A última parte do livro é dedicada aos híbridos, sua taxonomia e sinónimos, com 86 fotografias.
A caixa de aguarelas
Caixa com reproduções das aguarelas de 66 espécies do livro, cada uma em folha quadrada de 225 mm de lado. Vêm adicionadas 8 outras pinturas, com a classificação dessas espécies por secção ou série. No livreto explicativo que vem junto, cada aguarela está identificada com a nomenclatura binomial de cada espécie, o local e a data da observação. Nas folhas de aguarela, cada uma das descrições gráficas inclui, pelo menos, uma flor na escala 1:1 e outras vistas em escalas perfeitamente definidas.
Para adquirir a obra, contactar Rémy Souche (ophrysdefrance@orange.fr).
Sem comentários:
Enviar um comentário