Torre, Montemor-o-Velho, Beira Litoral, 08/10/07.
Orquídea de floração outonal ou no fim do Verão, a Spiranthes spiralis (L.) Chevallier é uma planta grácil com 2-4 (6) tubérculos cilindro-cónicos ou fusiformes. Caule com 6,5-27 (35) cm, cilíndrico e liso, verde-acinzentado e pubescente-glanduloso, com 3-7 folhas escamiformes lanceoladas. Rosetas basais com 3-7 folhas ovado-elípticas, acuminadas, glabras, glaucas, com 2-3,5 cm de comprimento, geralmente secas na antese, aparecendo nesta altura rosetas do ano seguinte junto à base do caule florífero. Brácteas com 6-7 mm de comprimento, acuminadas, pubescentes por fora, mais compridas que o ovário. Inflorescência com 2,3-12 (15) cm, delgada, (6) 10-25 (30) pequenas flores branco-esverdeadas, sem pedúnculo, dispostas em espiral numa única hélice. Segmentos do perianto com 4-7 mm de comprimento, oblongos, brancos, os três superiores coniventes formando juntamente com o labelo um tubo campanulado estreito, os segmentos externos laterais patentes. Labelo oblongo, canaliculado, com 6-7 mm de comprimento por 3-4 mm de largura, verde-amarelado, com rebordo branco, glabro, sem esporão, com margens incurvadas e ápice ondulado-crenado.
Espécie de plena luz que se pode encontrar em arrelvados, charnecas, dunas e bordos de caminhos.
Ocorre na Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Algarve, Douro Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro.
Espécie de plena luz que se pode encontrar em arrelvados, charnecas, dunas e bordos de caminhos.
Ocorre na Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Algarve, Douro Litoral e Trás-os-Montes e Alto Douro.
2 comentários:
Eu este ano já fui à procura delas, mas na Arrábida, pelo menos, ainda não as vi ... devrá ser da falta de frio e chuva.
Tem alguma informação recente sobre esta orquídea ?
A Spiranthes spiralis está referenciada, na Serra da Arrábida, a sul do Casal do Forreta. Também já foi encontrada, mais próximo de Setúbal, na Serra de São Luís, exposta a norte, junto de Rego d'Água. Outra referência, relativamente próxima, é a 0,7 km NE de Palmela. No entanto, esta orquídea floresce no nosso país, normalmente, entre Setembro e Outubro. Na Beira Litoral, já a encontrei florida em finais de Agosto, mas em Novembro ainda não. De qualquer modo, mesmo já não tendo flores, podem ser sempre observadas as folhas, dispostas em roseta basal.
Enviar um comentário