terça-feira, 22 de abril de 2008

TESTÍCULO-DE-CÃO

A Orchis champagneuxii Barnéoud é uma planta delgada, 10 - 25 (40) cm de altura, geralmente com 3 tubérculos, sendo 1 séssil e 2 longamente pediculados. 5 - 9 folhas basais suberectas, não pintalgadas, lanceoladas, com 3 - 8 cm de comprimento por 0,7 - 1,5 cm de largura. 2 - 3 folhas caulinares, mais pequenas, amplexicaules. Brácteas membranáceas, violáceas, um pouco menos compridas que o ovário. Inflorescência frouxa, pauciflora. Gálea ovóide, fechada, de violeta a púrpura, raramente rosa, com nervuras verde-violáceo. Sépalas ovais, com 6,5 - 10 mm de comprimento por 3 - 5 mm de largura. Pétalas com 4,5 - 6,5 mm de comprimento. Labelo trilobado, mais largo que comprido, com 6 - 8,5 mm de comprimento por 11 - 14 mm de largura, conduplicado longitudinalmente, com a parte central clara mas não pintalgada, por vezes com manchas ténues. Lobos laterais da mesma cor que a gálea, arredondados, às vezes denticulados. O lobo médio quase tão largo como os laterais. Esporão grosso, 10 - 15 mm de comprimento, 1,5 - 2 vezes mais comprido que o labelo, distintamente espatulado e por vezes emarginado, ascendente, subvertical, cilíndrico, de recto a um pouco arqueado, com o ápice dilatado e frequentemente bilobado.
Planta de sítios soalheiros a um pouco sombrios, em solos de alcalinos a ácidos, de secos a frescos: descampados, matagais altos e bosques claros.
Ocorre em Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.
Imagens registadas na Serra do Rabaçal, Soure, Beira Litoral, a 16/04/08.

Sem comentários: