segunda-feira, 6 de abril de 2009

OPHRYS DYRIS

A Ophrys dyris Maire possui 2 (3) tubérculos subglobosos, sésseis ou subsésseis. É uma planta com 10 – 35 (50) cm de altura. Folhas basais de oblongas a oblongo-lanceoladas, obtusas e apiculadas. A inflorescência tem (1) 3 – 7 (9) flores. Sépalas laterais com 10 – 16 mm de comprimento por 6 – 8 mm de largura. Pétalas glabras, de verdes a castanhas com as margens castanho-avermelhadas, com 7,5 – 12 mm de comprimento por 2 – 3,5 mm de largura, oblongos, geralmente truncados. Labelo com 10 -19 mm comprimento por 9 – 14 mm de largura, subpatente, obovado, muito convexo, trilobado, castanho ou castanho-avermelhado, aveludado, com uma pilosidade densa, comprida, desordenada, frequentemente com reflexos prateados; lobos laterais com 2 – 5 mm de comprimento por 1 – 3,5 mm de largura, de ovados a ovado-romboidais, muito obtusos; lobo médio com 5 – 9 mm de comprimento por 6 – 10 mm de largura, largamente obcordiforme, com as margens reflexas, aparentemente emarginado; mácula de castanho-clara a castanho-escura, mais ou menos azul-violácea, às vezes cinzento-azulada, raramente avermelhada, pálida na base, muito brilhante, rodeada distalmente por uma faixa glabra, branca, às vezes tingida de vermelho ou raramente azulada, em forma de W. Cavidade estigmática com 3 – 4 mm de comprimento por 3,5 – 4,5 mm de largura.
Espécie muito pouco frequente, de sítios soalheiros a de meia-sombra, em pequenos prados protegidos, tanto em solo básico como levemente ácido.
Ocorre na Beira Litoral, Ribatejo, Estremadura e Baixo Alentejo.As duas primeiras imagens foram registadas em Reguengo da Fetal, Batalha, Beira Litoral, a 22/03/09.
As duas imagens, do lado esquerdo, foram registadas em Casais Monizes, Rio Maior, Ribatejo e as restantes em Bezerra, Porto de Mós, Estremadura, a 02/04/09.

2 comentários:

Antigonum Cajan disse...

Tal vez le guste mi blog.

endemismotrasnochado.blogspot.com/

Luis Nunes Alberto disse...

Tambem ocorre no Algarve.
Quais as datas das fotos? Só para ter uma ideia do periode de ocorrencia para comparar com o Algarve.
Obrigado
Luis