terça-feira, 12 de maio de 2009

ERVAS-VESPA

A Ophrys lutea Cavanilles é uma planta com 2 (3) tubérculos subglobosos, sésseis ou subsésseis. O caule é erecto, com (6) 10 – 30 (50) cm de altura. Folhas basais ovadas, agudas, com 5,5 – 10 cm de comprimento por 2,5 – 4,5 cm de largura. As bcteas excedem as flores, com 12 – 45 mm de comprimento por 4 – 7 mm de largura, oblongo-lanceoladas, verde-claras, mais compridas que o ovário. Inflorescência com (1) 3 – 6 (12) flores, laxa. Sépalas ovadas, côncavas, verde-amareladas; as laterais com 7 – 14 mm de comprimento por 5 – 7 mm de largura; a central com 11 – 17 mm de comprimento por 6 – 7,5 mm de largura, curvada sobre o ginostémio. As pétalas laterais com (4) 6 – 8 (9) mm de comprimento por 2 – 3 mm de largura, glabras, oblongas, amareladas a esverdeadas, com os bordos rectos a ligeiramente ondulados. Labelo trilobado, com (9) 12 – 18 mm de comprimento por 10 – 19 mm de largura, subpatente nos 3/4 distais, ligeiramente convexo; com margem larga, amarela e glabra, de 3 – 6 mm de largura; centro de castanho-alaranjado a castanho-escuro; na base é bruscamente geniculado e contraído, formando 2 corcovas arredondadas, separadas por uma garganta profunda em V com pubescência, de esbranquiçada a amarelada. Lobos laterais com 3,5 – 5 mm de comprimento por 2 – 3 mm de largura, ovado-trapezoidais, frequentemente atingindo o cimo do labelo. Lobo médio com 5 – 9 mm de comprimento por 6 – 10 mm de largura, reniforme a subflabeliforme, geralmente emarginado; sem apículo; mácula bilobada, finamente aveludada, cinzento-azulada-brilhante, por vezes marmoreada de tom esbranquiçado ou amarelado. Ginostémio curto, com 6 – 8 (10) mm de comprimento, obtuso, verde ou verde-amarelado no dorso, amarelo nos lados, sem apículo. Cavidade estigmática mais comprida que larga, amarela ou de um verde-amarelada.
Espécie de sítios soalheiros ou de meia-sombra, em solos calcários ou margosos: descampados, clareiras de matagais e de bosques.
Ocorre na Beira Litoral, Beira Alta, Ribatejo, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.


A Ophrys quarteirae Kreutz, M.R. Lowe & Wucherpfennig é uma planta alta, de flores pequenas, menores que as da O. lutea. O labelo tem 11,18 – 11,57 mm de comprimento, um pouco mais convexo e não é geniculado na base.
Ocorre no Algarve, estando a sua distribuição limitada à Ribeira de Quarteira. A sua floração é cerca de duas a três semanas depois da O. lutea quando coexistem.

Primeira imagem registada em Degracias, Soure, Beira Litoral, a 17/04/09. Segunda, terceira e quarta imagens registadas no Monte de Vez, Penela, Beira Litoral, a 01/05/09. Quinta, sexta, sétima e oitava imagens registadas em Messines de Cima, Silves, Algarve, a 09/04/09.

1 comentário:

Ana Paula disse...

Maravilhosa, eu tenho um Cymbidium hibrido muito parecido, bjs.