domingo, 10 de julho de 2011

PLATANTHERA NOS AÇORES

A Platanthera micrantha (Hochstetter ex Seubert) Schlechter é uma planta com 2 tubérculos ovóide-elipsóides. Caule com (12) 15 - 35 (40) cm de altura, erecto, geralmente delgado. 2 folhas basais de erectas a patentes, com 6 - 15 (17) cm de comprimento por 2 - 6 cm de largura, de oblongo-lanceoladas a elípticas, geralmente afastadas, raramente subopostas; 2 - 6 folhas caulinares mais pequenas, passando gradualmente a brácteas. Brácteas frequentemente mais curtas que as respectivas flores. Inflorescência muito densa, com 8 - 13 cm de comprimento por 0,8 - 2 cm de largura, mais ou menos cilíndrica, com pequenas flores verde-amareladas. Sépalas laterais patentes, elípticas, assimétricas, com 2,5 - 4 mm de comprimento. Pétalas triangular-arredondadas, coniventes com a sépala dorsal numa gálea com 2,5 - 4 mm de comprimento. Labelo com 2 - 4 mm de comprimento, oblongo, patente e incurvado. Esporão com 2 - 5 mm de comprimento, obtuso, recurvado, igualando 1/4 - 1/3 do comprimento do ovário.
Espécie de plena luz a meia sombra, em solos ácidos e húmidos: arrelvados e urzais.
Endémica dos Açores e ocorre em todo o arquipélago.


A Platanthera azorica Schlechter é como a Platanthera micrantha, no entanto é mais robusta, com 25 - 40 (60) cm de altura. Folhas frequentemente maiores, até 23 cm de comprimento. Brácteas, em geral, mais compridas que as respectivas flores. Inflorescência mais laxa. Flores de um verde mais esbranquiçado, maiores, mas com as sépalas e as pétalas um pouco mais pequenas. Sépalas laterais mais compridas, geralmente orientadas para baixo. Labelo linguiforme, arqueado para cima, com 2 - 4 mm de comprimento. Esporão com 5 - 9 mm de comprimento, fino e quase do comprimento do ovário.
Espécie com habitat semelhante ao da P. micrantha.
Endémi
ca dos Açores e ocorre no Corvo, Flores, Pico, São Jorge, Faial, São Miguel e Santa Maria. Mais rara que a P. micrantha.

Imagens registadas por Paulo Araújo, na Lagoa Comprida, Flores, Açores, a 10/06/11. A primeira imagem foi registada entre o Morro Alto e a Fajã Grande.

3 comentários:

colunas para HPLC disse...

Se não fosse a biologia espéecies coo estas iam pasar despercebidas de "olhares" comuns!!!!

Txetxu Bilbao Villa disse...

En el mes de Noviembre ¿crece alguna orquídea en Azores?
Obrigado.

Joaquim Pessoa disse...

Não. O período de floração das orquídeas açorianas decorre de Abril a Julho.