quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EPIPACTIS HELLEBORINE

 
A Epipactis helleborine (L.) Crantz é uma planta com rizoma curto e espesso. Caule com (20) 35 – 70 (90) cm de altura, erecto, geralmente robusto, pubescente e verde ou por vezes purpurascente para o cimo. 4 - 10 folhas caulinares, com 4 – 17 cm de comprimento por 2 – 10 cm de largura, mais ou menos espaçadas ao longo do caule, dispostas helicoidalmente, patentes, suborbiculares a lanceoladas, com margens inteiras, finamente denticuladas, as 1 - 5 folhas superiores primeiro estreitamente lanceoladas e depois bracteiformes, às vezes pendentes. Brácteas inferiores 2 - 3 vezes mais compridas que as respectivas flores. Inflorescência com (10) 20 – 40 cm de comprimento de frouxa a densa.  10 – 40 (60) flores campanuladas, pediceladas, patentes ou pendentes. Sépalas com 7 – 15 mm de comprimento por 4 – 9 mm de largura, ovado-lanceoladas, pubescentes na página externa, everdeadas a purpúreas. Pétalas laterais com 6 - 14 mm de comprimento por 6 - 9,5 mm de largura, ovado-lanceolada, frequentemente mais acentuadamente coradas que as sépalas. Labelo com 6 – 14 mm de comprimento por 4 – 6,5 mm de largura; o hipoquilo com 3 - 8 mm de comprimento, cupuliforme, nectarífero, branco-esverdeado por fora, brilhante e castanho-escuro a oliváceo por dentro; epiquilo com 3 - 6 mm de comprimento por 4 - 6,5 mm de largura, cordiforme a largamente ovado, verde-claro a violáceo-escuro, com as margens incurvadas e o ápice recurvado, com 2 saliências purpúreas, raramente amareladas, um tanto pubescentes na base, separadas por um sulco pouco profundo, frequentemente escuro; rostelo desenvolvido. Ovário com 6 – 8 mm de comprimento, piriforme, violáceo para a base, puberulento.
Espécie que embora apareça ocasionalmente em sítios húmidos, prefere sítios secos: bosques caducifólios, sobretudo nas margens e clareiras de matas e matos. Em solos diversos.
Ocorre no Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Estremadura e Alto Alentejo.

Primeira, quinta e sexta imagens registadas por Alexandre Silva em Famalicão da Serra, Guarda, Beira Alta, a 25/06/08. Segunda imagem registada em Grandais, Castro de Avelãs, Bragança, Trás-os-Montes e Alto Douro, a 12/06/10. Restantes imagens registadas no Souto do Concelho, Manteigas, Beira Alta, a 30/06/12.

Sem comentários: