sexta-feira, 17 de abril de 2009

ERVA-MOSCA

A Ophrys bombyliflora Link possui 2 – 3 (5) tubérculos subglobosos, um séssil e outro terminando num curto pedículo com 8 – 16 cm, que pode dar origem a novas plantas. É uma planta pequena com 5 – 20 (35) cm de altura, de caule erecto. Folhas basais com 3 – 6,5 (10) cm de comprimento por 1,5 – 2,3 (3) cm de largura, lanceoladas a oblongo-lanceoladas, agudas. Inflorescência com 1 – 6 flores pequenas, laxa; brácteas inferiores com 15 – 45 mm de comprimento por 4,5 – 7,5 mm de largura, subigualando as flores, de oblongas a oblongo-lanceoladas, vão de um verde-claro a um verde-amarelado. Sépalas côncavas, glabras, de um verde ou verde-amarelado; as laterais com 9 – 12 mm de comprimento por 6 – 8 mm de largura, ovadas, ovado-arredondadas ou ovado-oblongas, patentes; sépala central com 7 – 11 mm de comprimento por 5 – 7,5 mm de largura, ovada ou ovado-oblonga, curvada sobre o ginostémio. Pétalas laterais com 3 – 4,5 mm de comprimento por 1 – 2 mm de largura, ovadas ou ovado-triangulares, aveludadas, verde-amareladas, frequentemente curvadas para trás e com a base mais escura. Labelo trilobado, com 6 – 10 mm de comprimento por 5,5 – 12 mm de largura, ovado-orbicular, muito convexo a quase subgloboso, castanho, aveludado-pubescente; lobos laterais com 2 – 4 mm de comprimento por 2 – 3 mm de largura, oblongo-triangulares, vilosos na base; mácula pouco brilhante, não muito distinta, formando um escudo bilobado em redor da base do labelo, castanho-acinzentada, cinzenta ou cinzento-violácea. Ginostémio curto, com 2 – 3 mm de comprimento, obtuso, verde ou verde-amarelado no dorso e alaranjado nos lados, sem apículo. Ovário cilíndrico, pouco retorcido; superfície da cavidade estigmática de um verde-amarelado.
Espécie de sítios soalheiros ou de meia-sombra, tanto em solos alcalinos como ácidos: prados, matagais e bosques claros.
Ocorre na Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Estremadura e Algarve.

As duas primeiras imagens foram registadas na Terrugem, Sintra, Estremadura, a 04/04/07. A terceira imagem, foi registada em Messines de Baixo, Silves, Algarve, a 09/04/09 e a última em Degracias, Soure, Beira Litoral, a 17/04/09.

4 comentários:

Luis Nunes Alberto disse...

Tem a certeza da data da 3ª imagem?

ROC disse...

Belíssima!! Obrigado pela excelente descrição e fotografias de mais uma orquídea espontânea. Saudações!!

Insectos a florir disse...

A data mencionada, nas fotografias, corresponde sempre ao momento exacto em que a planta é observada.

Stone disse...

Cumprimentos pelos seus interessantes artigos.