domingo, 31 de maio de 2009

SERAPIAS PEREZ-CHISCANOI

A Serapias perez-chiscanoi C. Acedo é uma planta com 1 – 2 tubérculos, o mais jovem com pedúnculo. O caule é verde-claro, com (15) 20 – 40 cm de altura. 3 – 8 folhas, com 10 – 14 cm de comprimento por 0,8 – 2 cm de largura, linear-lanceoladas, as 1 – 3 distais bracteiformes. Brácteas com 3 – 5 cm de comprimento por 0,9 – 1,1 cm de largura, geralmente mais curtas que a gálea, de lanceoladas a ovado-lanceoladas, verde-claras ou verde-purpúreas, com nervuras e às vezes finamente pontilhadas de purpúrea. Inflorescência curta e densa, com 3 – 13 flores bastante grandes. Sépalas verde-claras, às vezes tingidas de rosa, com nervuras verde-escuras ou purpúreas, com (17) 21 – 25 mm de comprimento por 5 – 7 mm de largura. Pétalas com 18 – 25 mm de comprimento por 5 – 6 mm de largura, orbiculares na base e que se estreitam bruscamente para o ápice, de verde-claro a verde-rosado. Labelo com 1,8 – 2,9 cm de comprimento, de cor esverdeada, com duas calosidades ligeiramente divergentes, com 2 – 2,6 mm de comprimento, de cor verde-pálida, brilhantes, às vezes rosadas. Hipoquilo com (5) 7 – 10 (11) mm de comprimento por 12 – 19 mm de largura, verde-claro, com abundante pilosidade à frente das calosidades e entre os lobos laterais, às vezes rosado-purpúreos, escondidos dentro da gálea. Epiquilo lanceolado, com (13) 17 – 22 mm de comprimento por (6) 9 – 14 mm de largura, curvado para trás, verde-claro, com nervuras verdes ou purpúreas, com pilosidade, de esbranquiçada a rosada, no centro. Ginostémio com 11 – 14 mm de comprimento. Polinídias amarelas.
Espécie de sítios soalheiros ou de meia-sombra, em solos húmidos.
Ocorre na Beira Litoral, Ribatejo, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.
Imagens registadas em Ereiras, Pombal, Beira Litoral, a 01/05/09.

2 comentários:

Anónimo disse...

Encontrei a S. Perez-Chiscanoi pela primeira vez em 2004 em Abrantes(o ano a seguir aos grandes incêndios). A identificação foi confirmada tempos mais tarde pelo Professor D. Tyteca.
Pode-se então adicionar o Ribatejo à distribuição desta Serapias.
Cumprimentos
Duarte V. Marques

Insectos a florir disse...

Duarte Marques, agradecemos a preciosa informação.
Seria muito interessante, caso seja possível, o envio de algumas imagens com a data e local (localidade, freguesia e concelho) de registo.