domingo, 23 de março de 2008

TÃO MINÚSCULAS, TÃO SEDUTORAS...

A Neotinea maculata (Desfontaines) Stearn, com (8) 10 - 25 (40) cm de altura, tem caule erecto, frágil e delgado, glabro e glaucescente. Caule, folhas e ovários variegados ou não. 2 tubérculos, com 12,5 - 23,3 mm de comprimento por 6,3 - 12 mm de largura, geralmente sésseis, ou um séssil e o outro, um pouco, pedunculado. Possui 2 (3) - 6 folhas glaucescentes, geralmente com pequenas manchas castanho-violetas ao longo das nervuras; as 2 - 4 basais com (3) 8 - 12 (13,5) cm de comprimento por (0,8) 1,2 - 2 (3,2) cm de largura, elíptico-oblongas, mucronadas e patentes, agrupadas em roseta; as caulinares mais pequenas, longamente invaginantes, tornando-se as distais bracteiformes; brácteas mais curtas que o ovário, com 3,5 - 6,5 mm de comprimento por 1,5 - 2,5 mm de largura, lanceoladas, acuminadas, membranáceas, rosadas, glabras. Inflorescência compacta e subunilateral, 2 - 6 (10,5) cm de comprimento, com numerosas flores muito pequenas, pouco abertas, amarelo-esverdeadas, esbranquiçadas, rosadas ou por vezes purpurascentes. Gálea aguda, frequentemente maculada de rosa por fora; sépalas com (2,5) 3 - 4,5 mm de comprimento por 1,7 - 2 mm de largura, lanceoladas, glabras, que vão de branco-amarelado a branco-rosado, geralmente com pequenas manchas púrpuras; pétalas com 4 - 4,2 mm de comprimento por 1,6 - 1,9 mm de largura, um pouco mais curtas que as sépalas, agudas ou acuminadas, cuja cor vai de branco-amarelado a branco-rosado, geralmente com pequenas manchas púrpuras, glabras. Labelo patente, com 3 - 5 mm de comprimento, trilobado, rosado ou avermelhado, às vezes com pequenas manchas púrpuras, excepto nos bordos, onde é esbranquiçado; os lobos laterais são lineares, o lobo médio é mais comprido, oblongo, dentado, algumas vezes bífido. Esporão com 0,8 - 2 mm de comprimento, largamente cónico, obtuso.
Planta de sítios soalheiros a ensombrados, em todo o tipo de solos: em clareiras de bosques, matas, matos e arrelvados em sítios pedregosos, frequentemente em pinhais.
Ocorre em Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve. Presente também no arquipélago da Madeira.
A primeira, a segunda e a quarta imagem foram registadas em Poço das Casas, Condeixa-a-Nova, Beira Litoral, a 21/03/08. A terceira imagem foi registada em Venda do Negro, Ansião, Beira Litoral, a 05/05/06.

1 comentário:

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

São mesmo muito pequenas ...... encontrei ontem aqui na zona da Vidigueira.

Haja saúde !!!